Imprensa

25.05.2018

Campinas tem menor taxa de partos na adolescência, diz Seade

Site CidadeOn – 13/05/2018
Na contramão de grande parte das cidades do Estado de São Paulo, Campinas teve a menor taxa de nascimento de crianças filhas de adolescentes. Os dados foram divulgados na última semana pela Fundação Seade, do governo estadual.
Segundo os dados, a porcentagem é que apenas 4,95% dos partos de 2016 – últimos dados disponíveis – foram de meninas menores de 18 anos. O índice é menor que todas as outras 16 regiões consideradas pelo estudo.
Na Grande São Paulo, por exemplo, a taxa é de 5,68%. Em Ribeirão Preto, a taxa é de 5,8%. A cidade com a maior taxa é em Registro: 9% dos partos na cidade foram de adolescentes. A média, no Estado, ficou em 5,87%.
As informações, de 2016, são as mais atuais sobre diversos indicadores, como saúde da criança, da mulher e a qualidade dos serviços públicos de saúde oferecidos em 17 regionais de saúde pelo Estado.
Os dados são feito com base nas estatísticas vitais produzidas na Fundação Seade com as informações enviadas pelos Cartórios de Registro Civil.
ORIENTAÇÃO E GRUPOS
Para a coordenadora da saúde da criança e adolescente de Campinas, Tânia Maria Marcucci, a taxa baixa é resultado de capacitações com pediatras e outros profissionais das unidades básicas, trabalhando essa questão.
Segundo ela, a orientação era sobre o uso de métodos contraceptivos e de como é a iniciação da vida sexual. Além disso, há grupos de adolescentes e gestantes nas unidades, o que também ajuda a impedir que a situação se repita.
“Mesmo as mães adolescentes são bem acompanhadas, com baixa taxa de prematuridade. O serviço é adequado, com pré-natal direitinho”, disse ela. Tânia também disse que o adolescente não costuma frequentar a unidade de saúde, mas que também faz parte do trabalho trazer as jovens e as famílias para dentro do Centro de Saúde, além de reforçar a orientação nas escolas.