Imprensa

03.08.2020

Campinas fará testes na população e nos profissionais de hospitais

Site A Cidade On, de Campinas – 03/07/2020
 
A Prefeitura de Campinas começa hoje (3) dois inquéritos sorológicos para investigar a taxa de infecção da covid-19 na cidade. Um deles será a segunda parte da testagem em massa feita na população. Ao todo serão testadas mais 1.723 pessoas em suas casas por profissionais da Saúde em diversas regiões da cidade. Na primeira fase dos testes, que aconteceu em junho, foram testadas 1.937 pessoas. Destas, 2,22% das pessoas, ou seja, 43 pessoas tiveram resultado positivo.
Já, a outra testagem anunciada pela Prefeitura vai envolver cerca de 20 mil profissionais de saúde que trabalham em hospitais públicos e privados da cidade. Entre os profissionais estão desde médicos e enfermeiros que lidam direto com pacientes, até profissionais dos setores de limpeza e vigilância das unidades.
“Ele será feito com amostra de sangue e amostra digital. A leitura é feita na hora. Nós vamos fazer esses dois inquéritos, mais ou menos na mesma época. Então vamos poder comparar a população em geral com a população de trabalhadores da saúde. Essa sincronização dos dois inquéritos vai ser muito importante”, afirmou o secretário de Saúde Carmino de Souza durante live pelas redes sociais onde o prefeito Jonas Donizette (PSB) falou sobre os números da covid-19 na cidade.
A testagem na população tem como objetivo conhecer a real taxa de infecção pela covid-19 em Campinas e comparar a situação epidemiológica atual e com relação ao primeiro inquérito realizado entre 9 e 20 de junho. O contingente de pessoas a serem testadas é o mesmo estimado inicialmente no primeiro inquérito, mas são pessoas diferentes do estudo anterior. A testagem é feita em parceria com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Carmino afirmou que para o inquérito na população, a cidade foi mapeada e foram sorteadas as ruas e os imóveis que serão visitados pelas equipes dos Centros de Saúde. “Vão ser duas semanas de inquérito e serão usados testes rápidos. Se a casa tiver quatro pessoas, uma delas será sorteada. Se o resultado de uma delas for positivo, o teste é feito na ‘casa inteira’”, afirmou. Pessoas com sintomas serão encaminhadas para os centros de saúde.
Os testes rápidos são feitos com uma picadinha no dedo para colher a amostra de sangue. O resultado sai em 15 minutos. Os casos positivos serão notificados ao banco de dados do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa). Além de serem testados, os participantes também responderão a um questionário sobre comportamento diante da pandemia. Os agentes da Secretaria de Saúde estarão identificados ao visitarem as casas e as pessoas poderão entrar em contato com o seu Centro de Saúde se tiverem qualquer dúvida. Os cidadãos são livres para aceitar ou não participar. A participação não tem custo.
Resultados do primeiro inquérito sorológico
O primeiro inquérito foi realizado de 9 a 20 de junho com 1.937 pessoas. Destas, 2,22% das pessoas testadas, ou seja, 43 pessoas tiveram resultado positivo. Isso dava uma estimativa que 27.087 campineiros já tinham tido o novo coronavírus até aquele momento. A faixa etária predominante era de 20 a 59 anos, com média de 49 anos. A maior prevalência foi nos homens. Das regiões, a maior prevalência foi na região noroeste; seguida pela norte; sudoeste; sul; e leste; o que mostrava que havia uma migração da epidemia para a periferia.
Testes nos profissionais
A ação que vai testar os profissionais dos hospitais foi chamada de projeto “Cuidar de Quem Cuida” e é uma parceria com o Instituto Butantã, o laboratório Hilab e o Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde).
“A partir de segunda-feira também começarão a ser feitos os testes em cerca de 20 mil trabalhadores dos serviços públicos de saúde e de instituições hospitalares da rede privada.”, disse o prefeito, Jonas Donizette.
Estão incluídas todas as pessoas que trabalham nesses ambientes, como as equipes médicas, de enfermagem, de higiene, de limpeza, de nutrição, de vigilância e outros.
As instituições receberam as informações sobre o projeto e estão em fase de cadastramento. Neste primeiro momento, clínicas, consultórios privados e profissionais autônomos não entram na testagem.
Os testes serão feitos em pessoas assintomáticas (que não estão com sintomas) e que não tiveram resultado positivo para Covid anteriormente.
É um teste rápido para detecção de anticorpos. Uma pequena amostra de sangue é retirada do dedo, pela qual é verificado se a pessoa produziu anticorpos contra o coronavírus recentemente ou há mais tempo.
O exame é cadastrado em um aplicativo do laboratório Hilab e o resultado é disponibilizado em cerca de 30 minutos, com a emissão do laudo. Se o resultado apontar que os anticorpos foram produzidos recentemente, o profissional deve ser afastado por sete dias. Cada unidade de saúde fará os testes em seus profissionais.
Pessoas que estejam com sintomas de Covid-19 não farão esse teste e sim o PCR (do cotonete no nariz).
Outros públicos
Também estão incluídos no público-alvo desta testagem profissionais de saúde das Instituições de Longa Permanência de Idosos; profissionais de segurança pública e pessoas privadas de liberdade e trabalhadores que atuam em presídios.