Imprensa

07.08.2020

Americana e região avançam para a fase amarela dentro do Plano São Paulo

O Liberal, de Americana – 07/08/2020
Americana e região vão avançar da fase 2 (laranja) para a 3 (amarela) do Plano São Paulo. A informação foi adiantada pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizetti (PSB) em transmissão pelo Facebook na manhã desta sexta-feira (7).
A reclassificação das regiões será anunciada de forma oficial ainda hoje, às 12h45, em coletiva de imprensa do governador João Doria (PSDB).
Com a mudança de fase, bares e restaurantes poderão retomar o atendimento presencial. Academias de ginástica, salões de beleza e barbearias também poderão entrar em funcionamento.
Outra mudança significativa é que o tempo de atendimento no comércio de rua e nos demais segmentos da fase laranja laranja muda de quatro para seis horas diárias. A ocupação limite nos estabelecimentos também salta de 20% para 40%.
Segundo o prefeito campineiro, que é membro do Conselho Municipalista, a queda na taxa de ocupação de leitos UTI (Unidade de Terapia Intensiva) exclusiva para pacientes do novo coronavírus (Covid-19) fez com que o DRS (Departamento Regional de Saúde) de Campinas pudesse avançar para terceira etapa.
Americana e região- que compõem o mesmo DRS ? estavam fase 2 desde o dia 24 de julho.
?Eu confirmo que nós avançamos hoje para a fase amarela.Foi preponderante a parte da retaguarda de saúde. A disponibilidade de leitos UTI tem peso 4. Qual a lógica? Se a pessoa ficar doente, ela precisa ter uma retaguarda de atendimento. Nesse cálculo não entra leito de enfermaria?, explicou Jonas.
No final da semana passada, já havia a expectativa pela mudança de fase entre lideranças da região e do próprio Estado. Na segunda-feira (3), a taxa de ocupação chegou a 67,1%, a menor desde o início do Plano São Paulo.
A queda nos indicadores seguiu ao longo da semana. Nesta quinta-feira (6), o percentual estava em 64,9%, de acordo com dados da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados).
A flexibilização das atividades previstas na fase amarela depende de autorização dos prefeitos de cada cidade. Os decretos regulamentando a reabertura devem ser publicados no final de semana.
No caso de Campinas, o decreto será publicado no sábado (7) e entra em vigor no mesmo dia. A ideia é beneficiar os comerciantes em virtude do Dia dos Pais.
As cidades da RPT (Região do Polo Têxtil) ainda não se manifestaram. Até então, as reclassificações ocorrem sempre de sexta-feira, com as mudanças válidas a partir de segunda-feira.
Como funciona
Segundo as diretrizes gerais do Plano São Paulo, academias de todas as modalidades poderão reabrir com capacidade limitada a 30% e com horário de funcionamento reduzido para seis horas.
Só serão autorizadas aulas e práticas individuais, ou seja, atividades em grupo continuam suspensas.
Bares, restaurantes, salões de beleza e barbearias terão capacidade limitada a 40% e somente por seis horas. O horário limite de funcionamento é até às 17 horas. Caso a região fique 14 dias na fase amarela, há possibilidade do segmento funcionar até às 22 horas, desde que respeite o limite diário de seis horas.
Já eventos, convenções e atividades culturais com público sentado só serão retomadas após 28 dias consecutivos na fase amarela. A capacidade é limitada a 40%, por seis horas, controle de acesso, venda online, assentos demarcados e com distanciamento.