Imprensa

02.12.2020

São Paulo se destaca entre as maiores economias do mundo

Jornal da Cidade de Bauru – 02/12/2020
O Estado de São Paulo ocupa a 21ª posição no ranking das maiores economias do mundo. É um lugar de destaque e superior a países como a Argentina e Bélgica no que se refere ao PIB (Produto Interno Bruto), segundo levantamento da APJ (Associação Paulista de Portais e Jornais), também referenciado pela mídia nacional. Reportagem recente do Valor Econômico, com base em dados do Banco Mundial, do IBGE e da Fundação Seade, exaltou o perfil de liderança paulista no contexto global.
Polo internacional
Com PIB na casa dos U$ 603,4 bilhões, segundo a matéria, São Paulo é a terceira maior economia e o terceiro maior mercado consumidor da América Latina. Entre suas principais potencialidades, é o maior produtor mundial de suco de laranja, açúcar e etanol. Além disso, possui o maior porto (Santos) e o maior aeroporto (Guarulhos) da América Latina. É também no território paulista que estão 19 das vinte melhores rodovias do Brasil. Documento completo sobre O país São Paulo” pode ser lido em www.apj.inf.br
Crescimento
São Paulo atingiu um crescimento de 2,8% em seu PIB em 2019, antes da pandemia, segundo dados do Banco Central. O desempenho da economia paulista foi maior que o triplo da média nacional naquele período, que ficou na faixa dos 0,9%. Esse destaque aconteceu em todos os setores. Na indústria, São Paulo cresceu 0,2%, enquanto o Brasil recuou 1,1%. O comércio do Estado subiu 2,4%, superior aos 1,8% da média nacional. E no setor de serviços, os 3,3% de expansão em São Paulo superaram o 1% nacional.
Empregos
Em 2019, foram gerados quase 185 mil novos empregos em São Paulo, equivalente a cerca de um terço do total de 644 mil vagas criadas no país. A taxa de desemprego paulista, que estava acima da nacional desde o fim de 2014, praticamente retornou à média nacional.
Economia volta a crescer
Mesmo com os impactos provocados na economia pela crise da covid-19 este ano, o PIB paulista voltou a crescer ao nível registrado antes da pandemia. São Paulo é responsável por 32% do PIB nacional e, na área agrícola, responde por 20% de tudo o que é produzido no país.
Avanço em outubro
Em comparação ao mês de setembro, o indicador PIB+30 da Fundação Seade avançou 0,3%, enquanto que na comparação com igual mês do ano anterior, houve evolução de 1,7%. Em relação aos resultados do trimestre encerrado em setembro, a economia paulista cresceu 9,4%, quando comparada ao segundo trimestre deste ano. Entre os meses de agosto e setembro, o PIB paulista cresceu 1,2% com evolução positiva nos setores da indústria (3,7%), serviços (1,3%) e queda de 0,3% na agropecuária.
Projeção para 2021
Com base nesses resultados, as projeções do Seade para o PIB paulista em 2020 permaneceram praticamente inalteradas, apontando para uma variação entre -1,1% e -0,1%, com uma média de -0,6%, idêntica à divulgada no mês anterior. Para 2021, as projeções indicam que a economia paulista pode crescer 4,9%, com variação entre 4,3% e 5,6%.
Frase
“A economia do Estado de São Paulo começa a se recuperar e o PIB do Estado volta ao mesmo nível que teve em janeiro deste ano, antes da pandemia. O PIB de São Paulo chega praticamente ao mesmo observado em janeiro. O desempenho da economia de São Paulo é substancialmente melhor do que o desempenho do PIB do Brasil” – governador João Doria.