Imprensa

15.02.2021

80 municípios reúnem 75,9% da população do Estado

Jornal Cidade de Bauru – 15/02/2021
 
Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, 80 possuem mais de 100 mil habitantes e constituem 75,9% da população paulista. Essas cidades formam áreas metropolitanas ou se configuram como sedes regionais. 507 municípios do total têm menos de 50 mil habitantes e respondem por apenas 15,3% da população estadual. Eles se distribuem em todo o território, sendo que aqueles com até 10 mil estão concentrados, principalmente, na área centro-oeste do Estado. Sozinha, a capital responde por 26,6% da população estadual.
Projeção
A população do Estado de São Paulo cresceu 20% nos últimos 20 anos, com um acréscimo de 7,4 milhões de pessoas, reafirmando como o estado mais populoso do Brasil. Com isso, atingirá o patamar de 44,9 milhões de habitantes em 2021.
Menos jovens
De acordo com os estudos demográficos levados em conta pelo governo estadual, a redução da fecundidade influenciou a diminuição da proporção de jovens, enquanto as gerações antigas e mais numerosas se deslocaram em direção ao topo da pirâmide. A idade média passou de 27,9 anos, em 2001, para 35,7 anos, em 2021, mostrando que, em duas décadas, essa idade aumentou quase oito anos. E a tendência é se expandir ainda mais no futuro, rumo ao ?envelhecimento? da maioria.
Crianças x idosos
Em 2021, o índice de envelhecimento no Estado de São Paulo é de 83 pessoas de 60 anos e mais para cada 100 menores de 15 anos. Na análise regional, há maior concentração de municípios com índices superiores a 100 ao norte e oeste do estado, enquanto a leste e ao sul aparecem os índices inferiores a 100. Em 281 municípios, o número de idosos supera o de crianças e jovens, destacando-se Álvares Florence (240,3) e Santana da Ponte Pensa (261,3). Já em 364 municípios as crianças e jovens superam os idosos, em especial Bom Sucesso de Itararé (43,1), Itapevi (43,8) e Bertioga (43,9).
Painel dos Municípios
A Fundação Seade disponibilizou uma plataforma interativa de consulta de dados sobre os municípios do Estado de São Paulo. Trata-se do Painel dos Municípios, que pode ser consultado no link https://painel.seade.gov.br/municipios
Cinco áreas
As informações do Painel dos Municípios estão dispostas em painéis com gráficos, tabelas e mapas, agrupados em cinco tópicos: População, Economia, Emprego, Saúde e Educação. No tópico População, o painel exibe dados sobre a população total do município, a densidade demográfica, a população por sexo e por faixa de idade, o grau de urbanização e o número de habitantes por domicílio. O Painel Seade está integralmente disponível a quem tiver interesse. Não há necessidade de cadastro e nem conhecimento prévio para a visualização dos dados. O Painel é intuitivo e de fácil manuseio.
São estes os tópicos do Painel de Municípios:
* No item Economia, há informações sobre o PIB municipal, o PIB per capita, a distribuição da riqueza material entre indústria, serviços e agricultura, o valor das exportações e das importações, e a produção agropecuária.
* Na aba Emprego, inclui dados sobre evolução do emprego formal, do rendimento médio, inclusive segundo grau de escolaridade e setor de atividade.
* No campo da Saúde, apresenta dados sobre o número de leitos hospitalares, médicos e enfermeiros na localidade, bem como o número de leitos do Sistema Único de Saúde e do setor privado.
* Em Educação, há informações sobre matrícula por rede de ensino, municipal, estadual e privada, taxa de ocupação em creche, pré-escola, ensino fundamental e médio. Índices obtidos pelo município no IDEB também são compartilhados, desde o ano de 2015 até 2019.
* No tópico População, o painel exibe dados sobre a população total do município, a densidade demográfica, a população por sexo e por faixa de idade, o grau de urbanização e o número de habitantes por domicílio.