Institucional

A origem da Fundação Seade remonta ao final do século XIX, quando da criação, em março de 1892, da Repartição da Estatística e Arquivo do Estado.

Subordinada à Secretaria do Interior, incorporou aquela Repartição um importante patrimônio de informações estatísticas, publicadas com maior regularidade a partir de 1888, e passou desde então a ser responsável “pelos originais de toda documentação administrativa e de interesse público para o Estado de São Paulo, bem como por todos os serviços de estatística e cartografia oficiais ou entregues por particulares”.

Em 1936, a Convenção Nacional de Estatística, ratificada por todos os Estados brasileiros, estabeleceu a obrigatoriedade da publicação padronizada e regular de anuários estatísticos estaduais. Para articular e sistematizar a produção necessária, criou-se em São Paulo o Departamento Estadual de Estatística – DEE. Regulamentado por decreto de outubro de 1938, o DEE assumiu os serviços antes respondidos pela Repartição da Estatística e do Arquivo e passou a ser o novo órgão central de estatísticas estaduais.

Entre 1938 e 1947, o Departamento se configura como uma instituição moderna para os padrões técnicos da época. Em virtude da II Grande Guerra Mundial, a estatística torna-se essencial para as diretrizes do governo. É nesse período que são lançados o Anuário Estatístico do Estado de São Paulo e o Boletim do Departamento Estadual de Estatística.

Em 1950, outra mudança: o DEE dá lugar ao Departamento de Estatística do Estado de São Paulo – DEESP, cuja modesta atuação, desproporcional ao desenvolvimento econômico do Estado, levou-o a ser absorvido, em 1976, pela Coordenadoria de Análise de Dados – CAD, órgão então responsável também pela coordenação do Sistema Estadual de Análise de Dados Estatísticos, legalmente instituído no ano anterior, 1975. Em 1978, a Lei nº 1.866, de 4 de dezembro, criou a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – Seade, que em janeiro do ano seguinte teve seus estatutos aprovados pelo Decreto nº 13.161, ganhando assim existência jurídica e regras definidas de funcionamento.